A Nossa História
A Casa São Miguel nasceu no coração de Alfama em Lisboa, num local de grande interesse turístico e considerável passagem de visitantes.
Dadas todas as demoras na aprovação, licenciamento e obra, a loja só ficou pronta em finais de Março, em pleno início da pandemia do Covid-19.
Num período em que quase todas as lojas fecharam em Portugal - e especialmente em Lisboa - a Casa São Miguel abriu as suas portas em regime de “take away”, servindo a população residente de Alfama e os poucos turistas que ficaram retidos em Hotéis e Alojamentos Locais.
O Conceito
Como colecionadora de antiguidades e muito especialmente de faianças e porcelanas antigas, sempre acreditei que um dia a melhor solução para as mostrar e dar uma utilização prática, seria numa loja onde estas pudessem ter uma função específica. Foi assim que decidi abrir uma cafeteria que nos transportasse de volta aos anos 20 e 30 do Sec. XX.
Este projeto surgiu na sequência do meu fascínio por este período e pela oportunidade de poder não só utilizar na prática, parte da minha coleção de objetos e louças dessa época, como também de expor e comercializar algumas réplicas do trabalho de Bordallo Pinheiro, de quem eu sou grande admiradora.
















Porquê Casa São Miguel?
Tendo identificado o local mais adequado para a instalação do conceito, assim nasceu o nome “Casa São Miguel” na rua homónima e mesmo ao lado de um tradicional nicho com o referido Santo.
Esta loja situa-se mesmo ao lado do Largo de São Rafael, antigamente designado por Largo de Todos os Santos e onde, na Idade Média se situava – segundo um dos mais eminentes Olissipólogos; Eng. Vieira da Silva - a antiga Pequena Judiaria e a respetiva Sinagoga. Aliás ainda hoje existe a Rua da Judiaria, que liga o Largo de São Rafael à Rua do Terreiro do Trigo.
Onde pode encontrar-nos:
Casa São Miguel
Rua São Miguel no. 5 - Alfama
Lisboa - Portugal
T / +351 211 324 093
E / geral@casasaomiguel.pt