A Nossa História

Dadas todas as demoras na aprovação, licenciamento e obra, a loja só ficou pronta em finais de Março de 2020, em pleno início da pandemia do Covid-19.

Num período em que quase todas as lojas fecharam em Portugal - e especialmente em Lisboa - a Casa São Miguel abriu as suas portas em regime de “take away”, servindo a população residente de Alfama e os poucos turistas que ficaram retidos em Hotéis e Alojamentos Locais.

Como colecionadora de antiguidades e muito especialmente de faianças e porcelanas antigas, sempre acreditei que um dia a melhor solução para as mostrar e dar uma utilização prática, seria numa loja onde estas pudessem ter uma função específica. Foi assim que decidi abrir uma cafeteria que nos transportasse de volta aos anos 20, 30 e 40 do Sec. XX.

Este projeto surgiu na sequência do meu fascínio por este período e pela oportunidade de poder não só utilizar na prática, parte da minha coleção de objetos e louças dessa época, como também de expor e comercializar algumas réplicas do trabalho de Bordallo Pinheiro, bem como de uma coleção de replicas de bolos portugueses, em cerâmica, de Ana Rita Rebelo de Andrade.